quinta-feira, 1 de maio de 2014

[ TOPLIST #01 ] 
Pecados Gamísticos #1: 7ª Geração

Que todo mundo tem pecados é fato, e por consequência todo jogador de videogame também tem seus pecados... pecados gamísticos! Ou seja, todo gamer tem aquele jogo que nunca terminou ou até mesmo nunca teve a oportunidade de jogar. É sobre esse assunto que irei estrear esta nova sessão do site chamada "Top 10", onde irei "confessar" 10 pecados gamísticos meus, porém como eu tenho muito mais pecados do que isso, resolvi separar por geração e os 10 primeiros serão somente dos videogames da sétima geração!

Atenção! Mudamos de lugar! Você já está sendo redirecionado.. :)

Para quem não sabe, a 7ª geração de videogames é formada basicamente pelos seguintes consoles: Nintendo Wii, Xbox 360 e PlayStation 3 (e Zeebo), e pelos seguintes portáteis: PSP e Nintendo DS, ou seja, é a geração passada mais atual, pois acabamos de entrar na 8ª geração com o WiiU, PlayStation 4 e o Xbox One. :)

Esta geração começou para mim no meio do ano de 2010 com meu console favorito desta geração, o PlayStation 3, onde o consegui através de uma promoção muito boa da extinta loja virtual do Carrefour, que na época era inauguração da sua sessão de games! Depois veio o portátil Nintendo DS no final do mesmo ano. No ano seguinte (2011) comprei um Nintendo Wii que é um dos meus maiores pecados, pois até hoje não terminei nenhum jogo dele. Em 2012, eu ganhei um dos maiores presentes já recebidos em minha vida: um Xbox 360 da minha querida futura esposa! rs ..E no ano passado (2013) adquiri um PSP de um amigo, e é mais um que ainda não explorei todo seu potencial!

Bom, vamos os pecados! Entretanto irei focar somente nos jogos de consoles, de portáteis deixarei um próximo Top 10! Você já deve estar percebendo que tenho MUITOS pecados.. Talvez um Top 100 seria mais adequado.. rs

10. Jogos Indies

Journey, Braid, Limbo, World of Goo e etc.


Um dos maiores destaques desta geração foram os tais jogos indies, ou seja, jogos de produtoras independentes. Como eles não tem apoio financeiro de grandes publicadores de jogos, eles focam totalmente na inovação e na distribuição digital para atrair os jogadores. E essa geração apoiou muito bem esses desenvolvedores dando uma ótima visibilidade aos jogos, e com isso, saíram vários jogos muito bons e que eu ainda não tive a oportunidade de jogar, tais como: Journey (PS3), Braid (PS3/X360), Limbo (PS3/X360), World of Goo (Wii) e tantos outros que não me recordo ou desconheço! Talvez dá para fazer um outro Top 10 só com pecados gamísticos de jogos indies! rs

09. Heavy Rain


Lançado em 2010 e exclusivo para PlayStation 3, Heavy Rain é um jogo diferenciado simplesmente pelo fato de ser um drama interativo, ou seja, você não controla o personagem, só escolhe as decisões que o jogo lhe oferece! Não sei se gosto desse tipo de jogo, mas dizem que vale a pena jogá-lo, então ele é 9º da minha lista! ;)

08. Batman (Série Arkham)

Batman: Arkham Asylum, Batman: Arkham City e Batman: Arkham Origins


Taí uma série que renovou a franquia do herói nos games que há tempos não ganha um jogo decente. A trilogia (por enquanto) é composta por Batman: Arkham Asylum (2009), Batman: Arkham City (2011) e o Batman: Arkham Origins (2013). Com exceção do terceiro, a série foi muito elogiada pela crítica e ganhou vários prêmios, sendo assim, oitavo lugar à série!

07. Red Dead Redemption


Este só entra na minha lista pois vários amigos me indicaram e por ser considerado por várias críticas especializadas o melhor jogo do ano de 2010. Eu, sinceramente, tenho minhas dúvidas, pois simplesmente não sou fã de GTA e este jogo é da mesma produtora, a Rockstar e tem a mesma ideia de mundo aberto, só que ao invés de ser na cidade é no velho oeste, e é só por isso que darei uma chance ao jogo!

06. Portal (Série)

Portal e Portal 2


Desenvolvido pela Valve, esse jogo é totalmente inovador, pois trata-se de um jogo de quebra-cabeça totalmente diferenciado e inteligente, onde você tem resolvê-los através de portais de "teletransporte", joguei um pouco e achei fantástico, só preciso retomar e finalizá-los! O primeiro jogo foi lançado em 2007 em um pacote chamado The Orange Box junto com os jogos Team Fortress 2, Half-Life 2, Half-Life 2: Episode One, Half-Life 2: Episode Two.. QUE pacote é esse!? :) E o segundo jogo da série veio para consagrar.. sexto lugar da lista!

05. The Legend of Zelda: Skyward Sword


Esse pecado é das antigas, desde a primeira versão do NES que eu quero jogar e terminar um The Legend of Zelda (provavelmente terá esse pecado em cada uma das gerações, rs) ! O Wii teve dois jogos da série, porém só considerarei o Skyward Sword, pois apesar do seu antecessor, o Twilight Princess, ser lançado juntamente com o console em 2006, ele foi originalmente lançado para GameCube em 2004, então considerarei como da geração passada.

04. Fallout (Série)

Fallout 3 e Fallout: New Vegas


Jogos de RPG sempre foram meus maiores pecados, pois apesar de não ser muito fã do gênero, gosto de alguns e sempre quero jogá-los, mas como eles exigem uma dedicação maior, acabo deixando-os de lado (infelizmente). A série Fallout nasceu nos PCs em 1997 e logo em seguida saiu o segundo jogo, mas só retornou em 2008 com o Fallout 3 e fez um enorme sucesso!

03. Mass Effect (Série)

Mass Effect, Mass Effect 2 e Mass Effect 3


É o mesmo caso de Fallout, foi até difícil decidir a posição de cada um, mas como as posições de Mass Effect no metacritic são um pouco melhores do que Fallout então resolvi deixá-lo em terceiro! Mass Effect é uma trilogia RPG produzida pela BioWare e lançada originalmente para o Xbox 360, mas que a partir do segundo, foi lançada para o PS3 também. O primeiro jogo foi um dos mais aclamados de 2007, recebendo vários prêmios! Preciso conferir.. terceiro lugar!

02. Gears of War (Série)

Gears of War, Gears of War 2, Gears of War 3 e Gears of War: Judgement


Ter um Xbox 360 e não ter jogado a série Gears of War é um pecado GRAVÍSSIMO!!! Bom, meu pecado não é tão grave assim, pois eu cheguei a jogar um pouco da série, porém AINDA não terminei nenhum! :( ..Sem comentários, esta série é OBRIGATÓRIA.. segundo lugar!

01. Super Mario Galaxy (Série)

Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2


Acho que se aplica na mesma categoria do Gears: ter um Nintendo Wii e não jogar Super Mario Galaxy é um pecado dos mais graves, e ficou em primeiro, porque simplesmente ainda NÃO coloquei no console, como isso é possível? oO

Bom, é isso! Espero que tenham gostado desta nova sessão e se sintam à vontade para "confessar" sobre seus pecados desta geração nos comentários! Agora é partir para correr atrás do prejuízo e criar vergonha na cara e jogar esses jogos! Espero que em breve tenham novos posts "Game Over" com esses jogos!

Menções honrosas: New Super Mario Bros Wii, Sleeping Dogs, Donkey Kong Country Returns, Rayman Origins, Forza (série), Assassin's Creed (série), Resident Evil 5 e 6, Dead Island, Halo (série), Dead Space (série), Spec Ops: The Line, BioShock Infinite e Beyond: Two Souls.

Abraço