quinta-feira, 30 de julho de 2015

[ GAME OVER #24 ] 
Super Mario World
(Super Nintendo)

Um clássico do Super Nintendo detonado com as 96 saídas!

Nossa, estou com até vergonha, pois já estamos no mês de Janeiro..Junho Julho (praticamente Agosto) e somente agora saiu o Game Over do primeiro jogo finalizado do ano! Queria começar o ano com tudo na série Mario com a sequência Super Mario World, Super Mario 64, Super Mario Sunshine, Super Mario Galaxy e por aí vai.. Mas falhei na missão e fiquei só no Super Mario World mesmo... Bora conferir? :)

Atenção! Mudamos de lugar! Você já está sendo redirecionado.. :)

Apesar do Game Over #23 ter saído antes, a verdade é que o primeiro jogo a ser terminado em 2015 foi o clássico absoluto do Super Nintendo, o Super Mario World! E ainda por cima terminei abrindo as 96 saídas pela primeira vez na vida! Para quem não sabe o que isso quer dizer, calma, eu explico mais abaixo! :)

Bom, a demora para eu escrever sobre o jogo, talvez tenha ocorrido pela falta de tempo pelo fato que é difícil falar sobre um jogo que é conhecido e adorado por muitos (e odiado por alguns)! Então, resolvi tirar um pouquinho o foco para jogo em si e falar um pouco sobre minha experiência que tenho com ele.

Antes de mais nada, para quem AINDA não o conhece, Super Mario World é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Super Nintendo. O jogo foi lançado em 1991 e vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo todo... um sucesso absoluto!

Paixão à primeira vista...

Meu primeiro contato com o jogo foi quando ganhei o meu SNES, lá no começo da década de 90, não lembro o ano exatamente, mas lembro que veio sem jogos, mas.. já tínhamos (eu e meus irmãos) em mente o "jogo do Mario", pois minha irmã mais velha já o conhecia!

Sendo assim, no mesmo final de semana que ganhamos o videogame, descobrimos através de um anúncio nos classificados do jornal, uma pessoa que tinha o tal "jogo do Mario" para venda.. Ligamos e marcamos um horário, seria no domingo à tarde, no caso, depois do almoço na casa da minha vó..

Enfim, passado o longo almoço, chegamos ao local informado pelo vendedor e foi uma surpresa para mim, pois se tratava de uma locadora que estava fechando as portas. Minha lembrança do local era que tinham pilhas e pilhas de jogos para venda, mas acabamos levando somente o Mario mesmo. Naquela época quem "manjava" dos jogos em casa era minha irmã mais velha, ela sabia exatamente o que queria! E por um bom tempo esse era o único jogo que tínhamos, jogamos até não aguentar mais! (nosso segundo jogo foi Donkey Kong Country)

Os anos se passaram, veio o PlayStation, PlayStation 2.. mas de vez em quando surgia a oportunidade de jogar SMW, seja no próprio console ou através de emuladores, mas nunca mais tinha pegado para zerar novamente. Até que neste começo de ano resolvi fazer isso e fiz com estilo..

O jogo possui muitas fases e estão distribuídas em 7 mundos (tirando as fases especiais). Além disso, o jogo conta uma façanha que todos gamers "hardcores" queriam atingir na época, que era de abrir as 96 saídas do jogo! Façanha que só fui conseguir agora (rs) ;P

O jogo é tão fascinante, que possui várias maneiras de chegar ao final e algumas fases possuem mais de uma saída, levando para fases diferentes, inclusive, algumas secretas. Mas que no final levam ao mesmo destino: o Castelo de Bowser!

Sobre o jogo

A história do jogo é um clichê, a princesa Peach foi raptada pelo Bowser e você terá que salvá-la, só que desta vez, vocês (Mario, Luigi e a princesa) estavam de férias na ilha do Yoshi (Yoshi's Island) quando Bowser a raptou. Sendo assim, você terá que atravessar diversas fases até chegar ao castelo onde a princesa se encontra e salvá-la. Além disso, você descobre que outros Yoshis foram raptados, enfeitiçados e estão sob custódia dos 7 filhos de Bowser e você terá que ajudá-los também durante sua jornada.

A jogabilidade é perfeita e ao mesmo tempo muito simples! Veja como funciona: você começa com o Mario pequeno (ou Luigi se estiver jogando de dois), qualquer contato com o inimigo é morte na certa, porém se você pegar o cogumelo vermelho, um dos power-ups do jogo, você cresce e deixa de morrer ao encostar no inimigo, porém, se acontecer, você volta a ser pequeno.

Existem outros dois power-ups, tirando o Yoshi, que te dão poderes, são eles: a "pena" permite que você voe por um certo tempo, e a "florzinha" permite você lançar bolas de fogo contra o inimigo. E você pode ainda, "cavalgar" com o Yoshi e devorar quase todos os inimigos pela frente. O legal, é que você não perde seus power-ups ao passar de fase, apenas se morrer ou se encostar no inimigo! Ah, ao passar de uma fase, você pode entrar e sair dela quando quiser, sendo assim, às vezes, é uma boa estratégia entrar em algumas fases só para pegar os power-ups e sair pronto para a próxima. :)

A trilha sonora do jogo é outro espetáculo à parte, composta por Koji Kondo, essa trilha é simplesmente marcante e dita o ritmo de jogo, principalmente quando seu tempo está acabando, onde a música fica mais acelerada, pois, eu não disse isso, mas você possui um limite de tempo para completar a fase, caso não consiga, você morre, então quando chega no minuto final, a música acelera e te apressa para completar a fase! hehe

Resumindo..

Super Mario World se destaca devido sua excelente jogabilidade somado ainda com um ótimo level design mais uma trilha sonora marcante, o resultado não poderia ser outro, o jogo é simplesmente ótimo, um clássico absoluto! Imperdível para qualquer um que goste de videogames! Minha nota é DEZ para o jogo!

Super Mario World

Super Nintendo


Desenvolvido por: Nintendo
Publicado por: Nintendo
Lançado em: 1991
Gênero: Plataforma

Finalizado em: 04 de Janeiro de 2015
Nota: 10