quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

[ GAME OVER #26 ] 
Uncharted: Golden Abyss
(PS Vita)

Não fica para trás em nada quanto à trilogia do PS3!

Num momento de plena compulsão, acabei comprando o portátil da Sony, o PS Vita, numa promoção que apareceu no site Wal-mart algum tempo atrás! Tratava de um PS Vita com cartão de 4 GB e mais dois jogos em mídia física: PlayStation All-Stars Battle Royale e o Uncharted: Golden Abyss! O primeiro jogo, eu dispenso, mas já o Uncharted.. Eu tinha muita curiosidade em jogar, pois sou fã da série e é exclusivo para o portátil, não pensei duas vezes e comprei o pacote parcelado no cartão! :)

Atenção! Mudamos de lugar! Você já está sendo redirecionado.. :)

Lançado no final de 2011 junto com o lançamento do PS Vita, Uncharted: Golden Abyss veio para mostrar todo o poder do portátil! E ao contrário do que possam imaginar, ele não foi desenvolvido pela Naughty Dog (responsável pela trilogia do PS3) e sim pela Bend Studio, uma subsidiária da Sony Computer Entertainment (SCEA), porém, é claro, com a supervisão da Naughty Dog durante todo o projeto!

A história do jogo se passa um ano antes do primeiro Uncharted. Nathan Drake, o protagonista da série, para quem não conhece é um caçador de tesouros à lá Indiana Jones e Lara Croft. E está na América Central próximo ao Panamá em busca de uma cidade lendária perdida. Desta vez, seu parceiro não é Victor Sullivan (já conhecido da trilogia principal) e sim, Jason Dante, um explorador que não passa nenhuma confiança. No caminho você encontra também, Marisa Chase, neta de um famoso arqueólogo. Ela está em busca de informações do verdadeiro paradeiro do seu avô desaparecido na região, mas não vou contar mais para não dar spoilers.

O que mais impressiona no jogo, com certeza, são os gráficos! Eles são incríveis, não deixando nada à desejar da versão do PS3, tem lugares que você até dá uma paradinha para admirar o cenário.

Como o jogo foi lançado junto com PS Vita e com exclusividade, é certeza que ele foi feito para apresentar quase todos os recursos do portátil: tela touch, touchpad traseiro, câmera e acelerômetro. Mas o que é legal, é que na maioria das vezes, são controles opcionais, você pode fazer os mesmos movimentos através dos controles clássicos mesmo. Por exemplo, durante uma escalada, você fazer que Drake percorra todo um trajeto simplesmente passando o dedo sobre todo o trajeto na tela, que ele irá realizar os pulos e escaladas automaticamente, porém felizmente, você pode fazer o mesmo trajeto usando os controles direcionais e botões.

Mas algumas dessas inovações são bem legais, por exemplo, certos momentos Drake utiliza lápis e papel para passar sobre uma superfície e reproduzir o desenho dela no papel, neste momento, você tem usar o dedo na tela como se fosse o lápis até cobrir toda a àrea. Outro exemplo, é quando você achar um artefato, ele geralmente estará sujo, então você deve passar o dedo para limpá-lo. Eu achei legal esses recursos, te aproxima ainda mais na experiência de uma aventura arqueológica.

Por falar em artefatos e arqueologia, a quantidade de colecionáveis e desafios deste jogo é absurda, um prato cheio para quem gosta! Além dos tradicionais tesouros, há uma categoria de mistérios, onde você tem coletar artefatos, documentos, mapas e ainda fotografar locais determinados para resolver o mistério!

Bom, para finalizar, joguei o jogo do começo ao fim totalmente empolgado (tanto com o jogo quanto com o portátil) até conquistar a platina dele, que não é complicada, mas que também não é tão fácil assim. E todo o jogo, só não gostei de uma coisa: enfrentar chefões usando QTE (Quick Time Events), e não era um QTE tradicional, você tinha reproduzir um desenho na tela de touch, por exemplo, para aplicar um golpe, aparecia um "Z" em cima na tela, em seguida, você tinha que passar o dedo por cima deste "Z" e assim por diante.

Uncharted: Golden Abyss é um grande jogo que provavelmente deixou muita gente empolgada com o lançamento do portátil, porém, é uma pena que a Sony já não esteja dando tanta atenção assim para ele, mas como eu peguei recentemente acredito que tenho muito o que explorar na plataforma!

Uncharted: Golden Abyss

PS Vita


Desenvolvido por: Bend Studio
Publicado por: Sony Computer Entertainment America
Lançado em: 2011
Gênero: Ação / Aventura

Finalizado em: 21 de Agosto de 2015
Nota: 9,5